quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Shampoo Americano - Será realmente eficaz?

A algum tempo venho recebendo alguns e-mails de pessoas me perguntando o que é, como é e para que serve o tal "Shampoo Americano".

Hoje é o Dia em que você vai aprender tudo sobre o assunto.



Nada mais é que uma técnica que utiliza uma mistura de descolorante + OX + Shampoo dilatador. Essa mistura, quando aplicada nos fios, auxiliam no processo de decapagem, limpeza de cor, e, em alguns casos, pode clarear até 3 tons.

Mas a grande questão aqui é, será realmente eficiente esse procedimento? Em partes sim, já que é um processo que é realizado quase que 100% no lavatório, facilitando de certa forma o trabalho em cabelos médios a curtos. Já em cabelos mais longo não é recomendável, pois, as limitações do próprio lavatório podem causar manchas na coloração.

A mistura em si é:


  • Pó descolorante de boa qualidade
  • OX (volumagem varia de acordo com o resultado desejado)
  • Shampoo Dilatador (aqueles que geralmente são usados nos processos de alisamento)

Sempre misturados em partes iguais.


A técnica de aplicação é teoricamente simples:

Primeiro lave os fios somente com shampoo dilatador, quando notar que já está totalmente limpo, aplica-se a mistura, tomando o cuidado de atingir por igual todos os fios. Essa é a parte mais importante.

Observe como o cabelo vai reagindo, caso esteja fazendo apenas uma limpeza de cor, se clarear demais, poderá comprometer o resultado da coloração posterior.

Após atingir o fundo de clareamento desejado, enxágue totalmente e utilize água em abundância, resídos de descolorante atrapalham na hora da pigmentação.


Agora podemos responder à pergunta do título: Essa técnica realmente é eficaz?

Resposta: Se a ideia é clarear o cabelo, então, a resposta é definitivamente NÃO!

Se realmente sua intensão for clarear seus cabelos, essa técnica não tem grande poder de clareamento, podendo, dessa maneira, decepcionar a cliente que espera uma mudança mais notável.

Agora, se a ideia é apenas abrir tom em um cabelo mais sensível, ou apenas uma limpeza de cor, então sim, essa técnica pode até se mostrar eficiente, desde que seja respeitada as regras básica para uma descoloração.

O mais importante de tudo é lembrar que, mesmo parecendo algo mais simples, qualquer tipo de clareamento exige muito conhecimento e prática de quem realizará o procedimento. Isso jamais deve ser feito por amadores.

Se você é do tipo que adora fazer suas loucuras em casa mesmo, deixo uma dica: NUNCA FAÇA ISSO EM CASA. Danos causados nas técnicas de descoloração são irreversíveis.

Prefira sempre procurar um bom profissional e se informar a respeito do procedimento antes de realizar o mesmo, se seu cabeleireiro lhe disser NÃO por algum motivo, recomendo seguir a recomendação dele se o mesmo já for seu cabeleireiro a algum tempo.

Quando um profissional diz não, não é porque não quer lhe atender, pode ser por insegurança na técnica em questão ou porque ele percebe que seu cabelo não oferece as condições mínimas para receber o procedimento.

Não existe um preparo PRONTO sendo vendido, isso somente deve ser preparado no exato momento em que será usado, também não deve ser guardado pra usar depois, uma vez misturado ele terá um tempo de no máximo 20 minutos para ser totalmente aplicado nos fios, se passar desse período, o produto perderá sua eficácia, podendo apenas danificar os fios sem atingir nenhum efeito.

Lembrem-se profissionais, cabe à vocês orientar as clientes quanto as vantagens e limitações das técnicas aqui mencionadas, assim, como também, devem estar atentos se os cabelos da clientes oferecem condições mínimas pra isso, já que, quando elas querem, poucas vezes estão cientes de alguma impossibilidade, além é claro, da teimosia de alguma delas.

Que Deus abençoe a todos os colegas de profissão e a quem nos permite realizar nosso trabalho com tanto carinho!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Cuta a nossa FANPAGE