quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cabelos Brancos


Antes de mais nada, o que são cabelos brancos? São fios desprovidos de melanina, uma classe de compostos poliméricos produzidos por células específicas da pele: os MELANÓCITOS.

Há tempos, traz-se o conceito de que, cabelos brancos eram sinônimo de idade avançada, o que deixava muita gente angustiada, até mesmo, psicologicamente conturbada.

Acontece que, atualmente, vemos pessoas com pouquíssima idade com alguns fios brancos pela cabeça, uns até com uma quantidade significativa deles. Eu mesmo já vi crianças com menos de 12 anos de idade com uma quantidade razoável de fios brancos.

Isso me fez pensar o seguinte: O que, realmente, causa o surgimento de fios brancos em nossas cabeças?

Uma infinidade de mitos, falsos conceitos e respostas dadas por “profissionais” que, ao invés de investigarem ou estudarem o assunto mais a fundo, resolvem dar respostas infundadas, relacionando o assunto à stress, má alimentação, falta de sono, IDADE e por aí vai.

Como a ideia do blog Entenda Colorimetria é trazer informações VERDADEIRAS que agregam nosso conhecimento, resolvi pesquisar o assunto totalmente e o mais profundamente possível.

Através dessa pesquisa, encontrei num site da BBC Ucrânia, uma reportagem onde, um grupo de pesquisadores da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha, trabalharam em conjunto com especialistas das Universidades de Mainz e de Luebeck, da Alemanha, finalmente descobriram o que causa o surgimento dos cabelos brancos.

Eles descobriram que, o branqueamento dos fios, acontece pelo grande acúmulo de PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO H²O²(utilizado na fabricação da Água Oxigenada), devido ao desgaste do folículo, o que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.

Esses cientistas, examinaram células dos folículos capilares humanos, e através dessas análises, descobriram que o acúmulo de H²O² (Peróxido de Hidrogênio) foi causado por uma enzima que “quebra” essa substância e a transforma em água e oxigênio.

A mesma situação é identificada em pessoas com o VITILIGO (doença que causa a perda de pigmento da pele), onde essa perda de pigmento é identificada.

Agora que sabemos a causa podemos nos fazer a seguinte pergunta: Será esse o ‘fim” dos cabelos brancos?



A partir desta descoberta, vislumbra-se a possibilidade da criação de um “remédio” que inibirá, ou até mesmo, acabará  com essa “inconveniência” que incomoda muita gente.


Espero que possam se aproveitar de mais essa informação que trazemos de maneira clara e fundamentada, para enriquecer seu conhecimento, e assim, atender suas clientes com muito mais autoridade, dando-lhes a confiança de estarem sendo atendidas por um(a) profissional dedicado(a) e qualificado!

2 comentários :

  1. nao entendi esta materia!!!!
    como dizer que a causa do cabelo branco e provocado pelo exceso de H2O2???????
    e mais ainda compara o ventiligo com essa substancia??????
    nao seria muita viagem nao???!!!
    nao seria mais logico dizer que o problema nos cabelos brancos dependendo da cliente nao seria genetico? !
    sem dizer que cada caso e um caso. sim a idade tbem influencia, sim a alimentacao influencia,o estado de animo tbem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder, mesmo que não tenha se identificado. O mercado da beleza está crescendo a cada ano, e uma das piores coisas que está ocorrendo é, justamente a falta de informação de certos "profissionais".
      Cada tema por mim publicado neste site se dá após muitas pesquisas e estudo. Acredito que sua pessoa não costuma buscar informações antes de debater algum assunto.
      Estude, pesquise, aprenda, então, somente depois tente fazer alguma crítica ou me perguntar se estou "viajando".

      Excluir

Cuta a nossa FANPAGE